Blog

Você conhece bem Ubatuba?

A prática de atividades ao ar livre e a busca por qualidade de vida vem aumentando nos últimos anos. Ubatuba é um prato cheio para os amantes dessas atividades, para quem gosta de respirar ar puro, conhecer locais lindos e extremamente preservados, observar aves, tartarugas, peixes entre outras práticas são classificadas como ecoturismo.

O ecoturismo é a atividade no turismo que utiliza de forma sustentável, ambientes ao ar livre – ser sustentável significa praticar atividades que preservem o meio ambiente e minimizem os impactos ambientais, valorize a cultura local e que gere renda para as comunidades que recebem os turistas e visitantes.

Uma atividade de ecoturismo não precisa ser necessariamente uma trilha na mata, snorkeling, stand up paddle ou outras atividades ao ar livre… Pode ser considerado ecoturismo simplesmente colocar os pés na areia e nas águas de uma praia deserta ou para os mais aventureiros que gostam de longas caminhadas, acampamento selvagem e outras práticas mais radicais.

TRILHAS

Aproveitando os antigos caminhos e picadas caiçaras que ligavam uma praia à outra, atualmente, podemos percorrer esses caminhos caminhando ou até mesmo correndo. Percorrer essas trilhas é uma atividade que vem crescendo muito na região. É aconselhável, quando a trilha for desconhecida, que se contrate a assistência de um guia especializado que pode ser contratado em uma das agências de turismo da cidade. Ao longo de toda a região existem trilhas que antigamente eram usadas pelos caiçaras para se locomover entre uma vila e outra – geralmente existia uma vila em cada praia – e até mesmo para chegar ao centro da cidade em tempos de mar revolto, a seguir listamos as principais e mais realizadas pelos visitantes de nossa cidade:

TRILHA DA LAGOA

Uma das primeiras trilhas de Ubatuba – do sul para o norte – se inicia na Praia da Tabatinga e vai até a Praia da Lagoa. Local onde – além da praia e de uma lagoa muito linda que fica no canto esquerdo da praia e dá nome à praia – existe uma ruína de um casarão antigo datado do período colonial e que segundo relatos era usado por traficantes de escravos.

TRAVESSIA DAS BANANAS

Continuação da “Trilha da Lagoa” pelo trecho que passa pela Praia do Simão, Saco das Bananas até chegar à Praia de Caçandoca e Caçandoquinha. Considerada de nível difícil essa caminhada em meio a mata atlântica e praias desertas dura entre 5 e 7 horas e deve ser acompanhada por um guia local especializado para garantir a segurança do grupo.

ÁGUA BRANCA

Uma das maiores cachoeiras do estado de São Paulo. Atividade com nível de dificuldade difícil. È fundamental o acompanhamento de um guia especializado. Passando por várias cachoeiras em meio a mata atlântica do Sertão da Quina – extremo sul de Ubatuba – a caminhada encanta pela exuberância da natureza e sua preservação. São aproximadamente 180 metros de queda d’água e para chegar nessa beleza, que fica no coração da mata atlântica. Com nível difícil são necessárias cerca 5 horas de caminhada e mais 4 para voltar. É importante salientar que para essa atividade é fundamental a presença de um guia especializado, devido a dificuldade do roteiro e também por estar inserida dentro da Área de Parque Estadual da Serra do Mar.

TRAVESSIA DAS 7 PRAIAS

Passando por 7 praias – Peres, Oeste, Bonetinho, Grande do Bonete, Deserto Cedro e Fortaleza – essa é uma das trilhas mais realizadas de nossa região, dá acesso à praias isoladas e uma das mais belas praias do Brasil está nesse roteiro. Com nível médio e tempo de caminhada em torno de 4 a 5 horas. Além das belezas naturais, quem faz essa trilha vai conhecer uma das mais tradicionais e pitorescas vila de pescadores caiçara, devido a dificuldade de acesso a comunidade fica praticamente isolada na Praia Grande do Bonete o que ajuda a manter a cultura caiçara e a preservação do local.

CORCOVADO

O pico mais famoso de Ubatuba, conhecido por ser avistado de norte a sul da cidade. A trilha que conduz ao pico é de nível difícil, dura de 7 a 8 horas somente a subida, passa por rios e cachoeiras que cortam a mata atlântica até chegar ao topo com cerca de 1160 metros de altitude, altura que permite visualizar grande parte do litoral norte e alguns pontos do vale do paraíba. A subida é bastante íngreme e o sentimento de superação ao chegar ao topo é incomparável. O Pico do Corcovado fica dentro da área de Parque Estadual da Serra do Mar e é necessário fazer agendamento de sua subida, a presença de um monitor ambiental credenciado pelo parque é fundamental para garantir a segurança durante o passeio, geralmente essa atividade é uma expedição onde o grupo sobe num dia, dorme em acampamento selvagem e retorna no outro dia pela manhã.

SETE FONTES

Essa trilha fica na região “centro-norte” do município e é considerada de nível médio, saindo da Ribeira e passando pelas praias do Flamengo e Flamenguinho, em seguida cruzando o morro a descida é bastante íngreme e dá acesso à essa bela praia bastante frequentada por embarcações vindas do Saco da Ribeira. Próximo ao local, em meio ao costão rochoso, existe uma gruta onde é possível entrar e explorar – sempre com o acompanhamento de um guia especializado – e conhecer mais essa beleza escondida em meio a mata e o mar. São cerca de 2 a 3 horas de caminhada para a praia onde existem alguns bares de praia que servem refeições, bebidas e a imperdível caipirinha de mexerica.

TRILHAS DA ILHA ANCHIETA

Nessa famosa ilha existem algumas opções de caminhada pela mata atlântica, onde além da mata preservada também é possível notar algumas ruínas de antigas construções que existiam no local. Dentre as principais estão a do Saco Grande, do Engenho, da Represa e da Praia do Sul. Para realizar essas atividades é preciso contratar um monitor credenciado pelo PEIA – Parque Estadual da Ilha Anchieta.

TRILHAS DO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO MAR

No Núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar existem algumas trilhas que podem ser realizadas entre elas estão trilhas pelo manguezal, caminhando ou a bordo de um bote, trilha do Jatobá, Trilha da Praia Brava da Almada, Pico do Corcovado e até a Cachoeira da Água Branca está dentro da área do parque. Consulte uma agência local para contratar um guia de turismo credenciado nessas atividades.

DICAS PARA APROVEITAR MELHOR SEU DIA

Passar o dia ao ar livre em ambientes preservados pode ser um programa muito bacana, porém existem algumas precauções que podem fazer seu passeio se tornar mais seguro e interessante:

  • Contrate uma agência de turismo local com um guia especializado para acompanhar você e sua família. Com certeza seu passeio será muito mais seguro e melhor aproveitado
  • Certifique-se das condições do tempo e do mar, em caso de atividades náuticas
  • Respeite o meio ambiente
  • Não leve nada a não ser lembranças
  • Traga todo seu lixo de volta
  • Não deixe nada a não ser pegadas
  • Não incomode os animais e respeite os espaços demarcados das trilhas
  • Use roupas leves, existem algumas trilhas que calça comprida é fundamental, use moletom ou tactel que são mais leves
  • Leve repelente, água e protetor solar
  • Em caso de uma atividade com pernoite ao ar livre, leve calça comprida resistente, bota de cano longo, saco de dormir ou cobertor, alimentos necessários para o período de atividade e kit de primeiros socorros.
Voltar

Contato


Envie sua mensagem :)