Atrações turísticas

Rota do Surfe

Conhecida como “A Capital do Surfe”, devido à grande quantidade de praias com ondas ideais para a prática do surfe, Ubatuba é um paraíso das ondas e dos esportes com prancha em geral.

Além do surfe, também é possível praticar skimboard (a Praia da Sununga é um dos melhores picos do mundo para o esporte), stand up paddle, que atrai adeptos para remar nos rios e mares, wakeboard, kite surf, windsurf e outros esportes.

Mas tudo começou a partir da década de 70 e 80, com os grandes campeonatos de surfe rolando pelas areias de Ubatuba, tendo a Praia da Itamambuca como principal palco. Atualmente, devido aos altos valores cobrados em etapas internacionais, apenas etapas municipais, estaduais e nacionais acontecem por nossas areias. O Super Surf é um dos mais conhecidos e de maior reconhecimento, mas também existem etapas de outras competições.

Além do surfe, Ubatuba recebe campeonatos de outros esportes. Podemos destacar o Mundial de SUP Race, que aconteceu nas areias da Praia do Cruzeiro, e as etapas do Campeonato Nacional e Mundial de Skimboard, que acontece anualmente nas areias da Praia da Sununga.

A história do esporte na cidade começa nos anos 60, quando os irmãos Paulo e Ricardo Issa jogaram suas pranchas de madeirite na Praia da Enseada, em 1967, só por diversão.

Um ano depois, os brothers resolveram desbravar a então temida Praia Grande, com mar tão bravo, na época, que os caiçaras tinham medo de frequentá-la. Mas a moda pegou.

Em 1968, uma turma de aventureiros resolveu conhecer novos points para surfar e descobriram a Praia de Itamambuca, com suas ondas enormes. Não é à toa que, hoje, Itamambuca é o palco dos principais campeonatos mundiais do esporte.

De brincadeira, a molecada começou a organizar competições e o assunto ficou tão sério que, em 1972, Paulo Issa fundou a Associação de Surf de Ubatuba (ASU), realizando o primeiro Festival Brasileiro de Surf, disputado até 1987.

Em 1979, outra entidade foi criada, a Associação Ubatuba de Surf (AUS), que promoveu, em 1988, o Sundek Classic, considerado um dos grandes acontecimentos do surfe mundial.

Tantos anos se passaram, mas o surfe está enraizado em Ubatuba, fazendo parte da vida da cidade e sempre revelando grandes nomes, internacionalmente conhecidos.

De cara, podemos citar dois, ambos nascidos em Ubatuba: Filipe Toledo, é a promessa do surfe brasileiro e vem figurando entre os principais surfistas da elite mundial; e Wiggolly Dantas, o Guigui, outro reforço ubatubano no WCT.

Em Ubatuba existem ondas para todos os “níveis” de surfe, desde picos secretos, que só os locais conhecem, a praias mais badaladas, passando pelas lendárias ondas do “Patieiro”, local onde quebram ondas de cerca de 4 metros, próximo à ponta grossa, acessadas apenas de barco e indicadas para surfistas experientes. Para mais informações, consulte o “Manual do Surf de Ubatuba”.

De norte a sul, Ubatuba tem onda de qualidade, escolha a sua e caia no mar. As principais praias são:

  1. Praia do Sapê – sul/sudeste
  2. Praia Dura – sul/sudeste
  3. Sununga – sul/sudeste (skimboard)
  4. Toninhas – sudeste/leste
  5. Grande – sul/sudeste/leste
  6. Tenório – sul/sudeste
  7. Vermelha do Centro – sul/sudeste/leste
  8. Perequê-Açú – leste
  9. Vermelha do Norte – sudeste/leste
  10. Itamambuca – sul/sudeste/leste
  11. Félix – sul/sudeste/leste
  12. Prumirim – sul/sudeste
  13. Fazenda – sul/sudeste
  14. Brava do Camburi – sul/sudeste/leste

Voltar

Contato


Envie sua mensagem :)