Ilhas

Ilha Anchieta

Ilha Anchieta

Um dos principais pontos de visitação turística de todo o litoral paulista. Na Ilha Anchieta existem 7 praias – Engenho, Sapateiro, Presídio, Palmas, Prainha, Sul e Leste -, todas com um ambiente extremamente preservado, devido ao Parque Estadual da Ilha Anchieta, que garante a preservação do local.

Segunda maior ilha do litoral de São Paulo, sendo um dos principais atrativos turísticos do município de Ubatuba. Foi batizada como Ilha dos Porcos e, em 1904, foi instalada uma colônia penal, posteriormente transformando-se em presídio político. Em 1955, após intensas rebeliões, o presídio foi desativado. O nome da ilha foi mudado para Ilha Anchieta, em 1934, como parte das homenagens ao quarto centenário do nascimento do padre José de Anchieta.

Após diversas propostas de ocupação, feitas por diferentes governos em 1977, foi criado o Parque Estadual da Ilha Anchieta (PEIA), protegendo a Ilha Anchieta e o Ilhote do Sul, suas riquezas naturais, preservando o rico patrimônio histórico e cultural representado pelas ruínas do presídio, suas instalações e seus entornos, sendo proibidas a pesca e a caça submarina.

Não menos protegidas estão a Ilha das Palmas e o Ilhote das Cabras, que integram a Estação Ecológica Tupinambás.

Indicado Para

Como Chegar

Tour 360

Contato


Envie sua mensagem :)